terça-feira, 15 de março de 2011

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO

ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
Questão 1
As sete ferramentas da Qualidade são recursos a serem utilizados na aplicação da
Metodologia de Solução de Problemas.
Elas são usadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os
problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho.
1. Folha de verificação
Quando necessitar colher dados baseados em observações amostrais com o objetivo de
definir um modelo.
As folhas de verificação são usadas para responder a pergunta:
“Com que freqüência certos eventos acontecem?”
Ela inicia o processo transformando opiniões em fatos.
A construção da folha de verificação envolve as seguintes etapas:
a) Estabelecer exatamente qual evento está sendo estudado. Todos têm que estar
observando a mesma coisa.
b) Definir o período durante o qual os dados serão coletados.
c) Construir um formulário claro e de fácil manuseio, certificando-se de que todas as
colunas estão tituladas, com espaço suficiente para registro dos dados.
d) Coletar os dados com veracidade.
Exemplo: Levantar e demonstrar as causas de assistência técnica em uma fábrica de
móveis de painel com acabamento de superfície e pintura.
2. Estratificação
Processo que permite separar, criteriosamente, o conjunto de dados em categorias ou
grupos mais específicos, fornecendo condições para uma análise mais detalhada e
pormenorizada dos vários aspectos ou variáveis relacionados a uma situação a fim de
direcionar as ações corretivas ou pesquisar oportunidades de melhoria.
Estratificar significa desdobrar, classificar, organizar os dados em categorias ou grupos que
representem fatores críticos para a compreensão e interpretação da situação em estudo.
Destacam-se como fatores típicos de estratificação:
· Tempo: Agregação por períodos de tempo (turno, dia, mês...)
· Operador: Agregação segundo idade, experiência, sexo.
· Máquina e Tecnologia: Modelo, tipo, anos de utilização.
· Processo e Método: Condições de operação (temperatura, pressão, velocidade, método
de trabalho)
· Material: Fornecedor, composição, lote.
· Método de Medição: Instrumento de medição, inspetor.
Exemplo: Relatório das estatísticas hospitalares, pesquisas eleitorais, relatórios do
almoxarifado, etc.
3. Histograma
É um gráfico de barras que mostra a variação de uma medida em um grupo de dados
através da distribuição de freqüência.
Seu principal uso é estimar a distribuição de uma característica na população através de
amostras.
O histograma demonstra visualmente a variabilidade das medidas de uma característica do
processo em torno da média.
Exemplo: Tempo médio de espera do laudo de exame radiológico, tempo médio de espera
no guichê de internação em minutos.
4. Gráfico de Pareto
O diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas
causas de perdas que devem ser sanadas.
É um gráfico de barras verticais que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual
a priorização de temas. A informação assim disposta também permite o estabelecimento de
metas numéricas viáveis de serem alcançadas.
O Gráfico de Pareto dispõe a informação de modo a tornar evidente e visual a priorização
de problemas e projetos.
Exemplo: Número de pacientes que chegam à fila da drogaria por horário, número de
reclamações recebidas na Central de Atendimento ao Usuário a respeito da drogaria e as
principais causas.
5. Diagrama de Causa-e-efeito
É um diagrama que mostra a relação entre uma característica de qualidade (efeito) e os
fatores que a influenciam (causas).
Serve para identificar, explorar, ressaltar, mapear fatores que se julgam afetar um
problema.
Existem os agrupamentos clássicos (“famílias de causa”) conhecidos como os 4 Ms :
· Máquinas
· Método
· Materiais
· Mão-de-Obra
Atualmente, costuma-se incorporar também os seguintes agrupamentos (“famílias de
causa”), totalizando-se 6 Ms:
· Manutenção
· Meio Ambiente
Exemplo: Diagrama sobre as possíveis causas do atraso entre uma cirurgia e outra.
6. Carta de Controle
Um gráfico de controle (ou Carta de Controle) consiste em uma linha central, também
denominada de limite médio, um par de limites de controle, superior e inferior, e valores
característicos marcados no gráfico representando o estado de um processo.
Permite avaliar se o comportamento de um processo, em termos de variação, é (ou não)
previsível.
Se todos os valores marcados estiverem dentro dos limites de controle, sem qualquer
tendência particular, o processo é considerado “sob controle”.
Entretanto, se os pontos incidirem fora dos limites de controle ou apresentarem uma
disposição atípica, o processo é julgado “fora de controle”.
Exemplo: Atrasos na sala de cirurgia / dia.
7. Diagrama de Dispersão (Correlação)
É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre
duas variáveis de natureza quantitativa, ou seja, variáveis que podem ser medidas ou
contadas, tais como: velocidade, tamanho do lote, horas de treinamento, pressão,
temperatura, etc...
O Gráfico de Dispersão é o instrumento ideal para estudar a natureza (correlação positiva
ou correlação negativa) e o grau de intensidade (forte, fraca ou não existente) da relação
entre uma variável explicativa (X), denominada de variável independente, e uma variável
resposta (Y), denominada de variável dependente, cujo comportamento se deseja prever e
monitorar.
Exemplo: Para descobrir e efetuar melhorias, às vezes é necessário entender a relação
entre dois conjuntos de dados:
· Entre causas e efeitos: número de alunos por sala / índice de reprovação
· Entre diferentes causas: número de alunos por sala / idade média dos alunos
· Entre diferentes efeitos: índice de reprovação / índice de absenteísmo
Questão 2
O primeiro gráfico mostra uma relação existente entre o nível de serviço e os custos.
Deve ser destacado que nível de serviço é importante porque ele afeta diretamente os custos
logísticos.
Para uma determinada estrutura do sistema logístico, os custos aumentam quando o nível de
serviços aumenta.
A empresa deve operar com um nível de serviços logísticos que dê maior margem de lucro.
O segundo gráfico mostra a relação que existe entre o nível de serviços e as vendas.
Abaixo de determinado nível de serviço logístico não será possível vender ou as vendas serão
extremamente reduzidas (limiar). E à medida que aumenta o nível de serviço, aumentam as
vendas.
Na fase de rendimentos decrescentes, esse aumento acontece em menor proporção que o
aumento de nível de serviço.
Se continuar a aumentar o nível de serviço, na fase de declínio, em lugar de continuar a
aumentar as vendas o aumento de nível de serviço produz o efeito contrário, ou seja, diminuem
as vendas. Excesso de nível de serviço prejudica as vendas.
Oferecer um elevado nível de serviço ao cliente sem que ele o demande significa aumentar
desnecessariamente os custos logísticos.
As empresas têm que encontrar um equilíbrio entre o nível de serviço que ela oferece e a
margem de lucro que ela espera.
Para isso deve levantar a opinião do cliente sobre o nível de serviço esperado. Essa
informação é fundamental para operar na fase de rendimentos decrescentes tentando
maximizar o lucro.
Questão 3
A) Cinco anos atrás Pedro deve ter estimado um custo unitário de R$ 4,94 por peça. Este
resultado se obtém atualizando o investimento inicial de R$ 1.000 (n=0) e os custos
operacionais de R$ 80 por ano (40 peças x 2 R$/peça = R$ 80) ao longo de 20 anos. Todos os
fluxos descontados à taxa de 10% aa.
B) Não precisa de cálculo, a resposta é zero, ou seja o custo de oportunidade de manter a
planta funcionando é zero, porque não há opção de venda.
C) Hoje (5 anos depois da compra) deveria ser analisado um horizonte de mais 15 anos de
vida, nos quais se projetaria os custos anuais de R$ 80 por ano (40 peças x 2 R$/peça = R$
80). Assim o custo unitário de produção seria de R$ 2 por peça, o que significa CONTINUAR
PRODUZINDO, pois o custo unitário (R$ 2) é menor ao preço (R$ 3). Com a oferta de R$ 130
pela instalação deveria se calcular como fica o custo unitário, para tanto se considera um valor
investido de R$ 130 somando aos fluxos atualizados de atualizam os fluxos de R$ 80 por ano
(40 peças x 2 R$/peça = R$ 80) ao longo de 15 anos. O custo unitário é de R$ 2,43. Portanto,
seria melhor continuar produzindo (NÃO VENDER), pois o custo unitário (R$ 2,43) é menor ao
preço (R$ 3).
Questão 4
A) A Ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o
seu ambiente de trabalho.
Ela reúne os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das ciências vizinhas aplicadas ao
trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptação ao homem dos métodos, meios e
ambientes de trabalho.
É considerada como um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e
necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados
com o máximo de conforto e eficácia.
B) A ergonomia tem como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre a atividade do
trabalho humano.
O objetivo desejado no processo de produção de conhecimentos é o de informar sobre a carga
do trabalhador, sendo a atividade do trabalho específica a cada trabalhador.
O objetivo é ocultar o mínimo possível a complexidade do trabalho real. Quanto mais
ergonomia aprofunda o seu questionamento sobre a realidade, mais ela é interpelada por ela
mesma.

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