segunda-feira, 7 de março de 2011

o poder da visao

O PODER DA VISÃO
Alguém já disse que precisamos prestar atenção no futuro, porque é nele que vamos
passar o resto de nossas vidas. Porém às vezes isso não passa de palavras para muitas pessoas
que acabam ficando quase que totalmente amarradas ao presente. Ou então sonham sobre o
futuro, mas não fazem nada a respeito. E assim os sonhos aprecem no melhor dos casos ilusão e
no pior impossíveis. Mas pensar dessa forma do futuro é um engano.
O objetivo é mostrar porque uma visão positiva do futuro são tão essenciais ou mesmo
essenciais para nações e organizações, corporações e comunidades, indivíduos jovens e velhos,
sem deixar de fora qualquer um de nós que queira fazer uma diferença significativa no mundo.
Iniciei meu estudo do futuro em 1973, no final da Guerra do Vietnã. A OPEP controlava o
preço da energia, Watergate estava no início, e a inflação disparava fora do controle no mundo
inteiro. Para muita gente, dos capitães da indústria, aos transeuntes pelas ruas, os problemas do
presente pareciam tão avassaladores que aprecia infrutífero ficar pensando no futuro. Mesmo
assim, em meio a toda esta turbulência e pessimismo encontrei em trabalho de três
pesquisadores que me provaram que ter a atitude exatamente oposta, uma atitude positiva era
muito melhor. Cada um desses estudiosos a seu modo me convenceu que é essencial que
pensemos a respeito, sonhemos com e eventualmente imaginemos nosso futuro e
especialmente nos tempos mais difíceis.
De ato eu acredito que ter uma visão positiva do futuro, talvez seja o mais poderoso
motivador que você e eu possuímos para mudanças. Agora vamos fazer uma viagem para ver
como estas idéias se encaixam e como usar estas idéias para tornar as nossas organizações, as
nossas famílias e as nossas vidas mais ricas e mais proveitosas.
Começamos nossa viagem aqui (Na Grécia), devido ao estudioso Holandês Fred Polack
que escreveu o livro intitulado “ Visão do Futuro”. Polack estava extremamente interessado nas
relações entre as nações e suas imagens de futuro.
Ele fez uma pergunta tipo ovo da galinha; “Será que a imagem positiva do futuro de
uma nação é a conseqüência do sucesso da nação? Ou, Será que o sucesso de uma nação é a
conseqüência de sua imagem positiva do seu futuro?” E em busca da resposta a essa pergunta,
ele estudou a literatura de muitas nações antigas e modernas para ver quão positivamente
escreviam sobre seus futuros e até que ponto suas expectativas se concretizam. O que ele
encontrou se acha perfeitamente simbolizado em Atenas no Partenon.
O Partenon foi primeiro uma visão na mente do arquiteto.
Da mesma forma os gregos imaginaram o futuro de sua cultura.
Como aconteceu tudo isso?
Bom, os gregos começaram com os sonhos, mas então trocaram seus sonhos por algo
muito mais forte – a Visão. “A Visão é o Resultado dos Sonhos em Ação”.
O que Polack descobriu em suas pesquisas foi que uma visão significativa antecede ao
sucesso significativo. Em um caso após outro ele viu o mesmo padrão emergindo: Primeiro, uma
visão impressionante do futuro era mostrada pelos líderes. Então, essa imagem era
compartilhada com suas comunidades, as quase concordavam em apóia-las. Então, juntos
trabalhando em sintonia eles tornavam a visão uma realidade. Esse foi ocaso na Grécia a 2.500
anos atrás e o mesmo aconteceu em Roma e na Espanha, em Veneza na Inglaterra, na França.
Foi o mesmo padrão nos EUA. E ainda hoje, podemos notar o poder e a visão varrendo o mundo
inteiro da Europa Oriental à Costa do Pacífico. O que me parece especialmente interessante na
pesquisa de Polack, é o fato de que muitas dessas nações quando começaram sua escalada para
a grandeza não contavam com recursos adequados, nem a base populacional crítica, sem uma
vantagem obrigatória evidente, na verdade venceram contrariando as probabilidades, o que elas
tinham de fato era uma visão profunda de seus próprios futuros. E esse é o ingrediente principal,
não o único, mas o primeiro e mais importante. As nações com visão são capazes de muitas
coisas. Nações sem visão estão em perigo.
Todos, em nossas vidas, temos rios para cruzar, na outra margem está o nosso futuro.
Às vezes as águas são tranqüilas e é fácil de atravessar, mas às vezes o rio é turbulento e cheio
de imprevisibilidades. Muitas vezes nesses períodos turbulentos tentamos cruzar o rio
simplesmente pulando na água e começando a nadar, acabamos sendo arrastados pela
correnteza e levados por água abaixo. Esperamos que o lugar em que chegarmos do outro lado
valha a pena. Mas há um modo melhor de cruzar o rio tendo uma visão do nosso futuro. Então,
O poder da visão
Fonte: Joel Arthut Barker
Uniube - Uberaba/MG
34 – 3319-8894
www.unitecne.com.br
quando notamos a nossa visão nos saudando com a sua força positiva, ela como que nos dará
uma corda para atravessarmos o rio, para nos dar um ponto de apoio enquanto estamos
atravessando; e o rio vai tentar nos arrastar, nos soltar da corda, tentar nos afastar do nosso
destino, não é fácil se segurar. Temos que puxar com nossos braços, pensar com nossas
mentes, sentir com nossos corações, Ninguém mais pode fazer isso por nós. E embora não haja
garantia de que chegaremos às nossas metas, essa corda lançada pela força de nossa visão nos
oferece a melhor ligação para o futuro. E se a segurarmos firmemente em nossa mão, então,
estaremos prontos para pular na água, apostando no amanhã.
“Vimos país que foram do nada a líderes do mundo. Examinamos as pesquisas sobre os
ingredientes básicos que levam crianças ao sucesso. Nós visitamos um lugar onde pessoas foram
submetidas a condições mais difíceis a que um ser humano pode ser sujeitado para sobreviver. E
tudo isso tem uma linha comum – O poder de uma visão positiva do futuro. Surge o
questionamento: Se funciona para nações, se funciona para crianças, se funciona para adultos,
será que funciona para organizações? È claro que sim. Na verdade esta discussão é fundamental
para o ser humano em todos os níveis. As organizações são um dos melhores lugares para se
ver o exemplo disso porque elas tem a complexidade e o tamanho certo para efetivamente usar
o poder da visão.
Pensem nas organizações iniciantes e maduras, com ou sem fins lucrativos que estejam se
saindo excepcionalmente bem e aposto que estão sendo motivados por uma visão. Vamos dar
alguns exemplos:
A BOING, por exemplo, e sua visão de um avião enorme e de alcance mundial que se tornou o
747.
A SONY com sua visão de entretenimento para todos – o Walkman.
A FRANCE TELECOM, a companhia telefônica francesa que resolveu ser a melhor empresa
telefônica da Europa, quando talvez fosse a pior.
A IBM que apostou a corporação na sua visão da série 360 de computadores.
A AMERICAN IN COMPANY, com sua busca incessante da perfeição.
O EXÉRCITO DA SALVAÇÃO, sem fins lucrativos que tem tido uma visão de 100 anos para ajudar
pobres e carentes.
E a TOYOTA, cuja visão não é só ser a melhor fábrica de carros do mundo, mas a maior.
Então eu pergunto: O que compõe uma grande visão? Primeiro, deixe-me contar a vocês algo
que não faz parte de uma visão. A visão nunca é expressa apenas em números financeiros.
Esses números são sempre uma conseqüência de uma visão realizada. Logo, quais são os
ingredientes?
1. As visões precisam ser desenvolvidas por líderes. Visões não são criadas pelas
massas, agora os bons líderes falam com o seu pessoal, e ouvem o seu pessoal. Veja bem, eles
executam e exploram o mundo também, mas, é uma função da liderança e não dos seguidores
tomar todos esses inputs, concentra-los e transforma-los numa coerente e poderosa visão.
2. As visões de um líder têm que ser compartilhada com sua equipe e sua equipe
precisa concordar em apóia-la. Se vocês tiverem compartilhado e obtido apoio, vocÊs terão
então criado a comunidade da visão. Para as organizações, esse ato de compartilhar, cria um
acordo sobre a direção. E assim que tiver um acordo quanto a direção, isso melhora a sua
tomada de decisão substancialmente – porque cada decisão pode ser comparada com a direção
da visão. A comunidade de visão precisa agir em conjunto para trazer a visão à realidade.
3. Uma visão precisa ser abrangente e detalhada. Só as generalidades não é o
bastante, “Queremos ser o número um no mercado. Queremos ser uma empresa com renome
mundial. Queremos ser os maiores inovadores do nosso ramo”.– São palavras bonitas, mas isso
não forma uma visão. Para se ter uma visão precisamos saber: COMO, QUANDO, POR QUE e O
QUE, com precisão suficiente de modo que cada membro da comunidade da visão possa
encontrar o seu próprio lugar significativo e importante dentro da visão. Cada um precisa saber
como irá participar e contribuir.
4. A visão precisa ser positiva e inspiradora. Uma visão para ter alcance, ela deve
desafiar cada um de nós a crescer substancialmente, a ampliar suas habilidades, a alcançar além
de suas capacidades. Uma visão precisa valer a pena. Quando você cria a sua visão é melhor
errar para o lado do exagero, do que para a modéstia.
Certa vez me disseram que em épocas turbulentas como a que atravessamos agora, a única
coisa que pode ajuda-los são os seus valores. Eu sugeri que havia outro modo de se pensar
nisso. Os valores são os instrumentos para medir se sua direção está correta. Percebe-se que
O poder da visão
Fonte: Joel Arthut Barker
Uniube - Uberaba/MG
34 – 3319-8894
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sem os valores pode até criar uma visão que seja imoral ou anti-ética. Os valores impedem você
de cometer esse erro. Mas os valores embora sejam essenciais à visão, não pode nos dar uma
direção, só a visão pode fazer isso. É uma função a visão determinar o seu destino.
Em síntese a visão é: Iniciada pelo líder; compartilhada e apoiada; abrangente e
detalhada; positiva e inspiradora. Quando tiverem tudo isso junto terão a sua comunidade da
visão. E assim que tiver a comunidade da visão, então terá o poder.
A história a seguir é inspirada nas obras de Loren Aisley – cientista e poeta. Destas duas
perspectivas ele escreveu, obras sobre nosso mundo e nosso papel nele.
“Era uma vez, um homem muito sábio, bem parecido com o próprio Aisley, que costumava ir á
praia para escrever. Ele tinha o costume de caminhar pela praia antes de começar a trabalhar.
Um dia ele estava passeando pela areia, ao olhar mais adiante, ele via um vulto humano que
parecia estar dançando. Ele sorriu ao pensar em alguém que dançasse o dia todo. Então apertou
o passo para alcança-lo. Quando chegou mais perto, viu que se tratava de um rapaz, e que o
rapaz não estava dançando, mas estava se abaixando, pegando algo na areia, e cuidadosamente
atirando ao oceano.
Quando chegou mais perto ele gritou: - Bom dia! O que está fazendo? . O jovem parou, olhou
para ele e respondeu: - Jogando estrelas do mar ao oceano. Eu acho que devia perguntar
porquê está jogando estrelas do mar no oceano. O sol está a pino e a maré está baixando, se eu
não as jogar lá elas vão morrer. Mas meu caro, você não percebe que há milhas e milhas de
praia e estrela do mar em todas elas? È impossível você fazer alguma diferença. O jovem
escutou atentamente e então se curvou e pegou mais uma estrela do mar e a jogou no oceano.
Fiz diferença para essa daí.... Sua resposta surpreendeu o homem. Ele ficou confuso, não sabia
o que responder. E assim ele virou as costas e voltou para casa, para começar a escrever. O dia
inteiro enquanto escrevia a imagem daquele rapaz ficou em sua mente, ele tentou ignorar, mas
a visão persistia. Finalmente ao cair da noite ele percebeu que ele, o cientista, ele o poeta, havia
deixado passar a natureza básica da atividade do jovem. Foi quando ele percebeu que o que o
jovem fazia era uma opção por não ser um observador no universo, a apenas vê-lo. Pois ele
optara para agir no universo e a fazer alguma diferença. Ele ficou envergonhado, e naquela noite
foi dormir preocupado. Ao raiar da manhã, sabendo que devia fazer alguma coisa, então se
levantou, vestiu suas roupas e foi à praia encontrar o jovem. E junto com ele passou toda a
manhã jogando estrelas do mar ao oceano.”
Percebem o que os atos daquele jovem representa? Há uma coisa muito especial em
cada um de nós. Todos nós fomos dotados da capacidade de fazer alguma diferença e se
pudermos como aquele rapaz nos conscientizar desse dom, conquistaremos através da força de
nossas visões o poder de moldar o futuro. É este o desafio de vocês, e é também o meu desafio.
Cada um precisa achar a sua estrela do mar. E se jogarmos nossas estrelas sabiamente não
tenho dúvida que o século XXI será um lugar maravilhoso.
Lembrem-se:
“UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO.
AÇÃO SEM UMA VISÃO É SÓ PASSATEMPO.
UMA VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO”.

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