segunda-feira, 7 de março de 2011

Saiba como fortalecer sua memória

Ninguém pensa de barriga vazia, mas para garantir um bom desempenho mental é preciso manter uma alimentação saudável em todas as refeições. Para uma boa memória, a dieta deve incluir alimentos como ovos, frutas vermelhas, peixe, nozes, espinafre, que possuem nutrientes indispensáveis para o cérebro.
A nutricionista clínica Carolina Ribas indica a dieta mediterrânea, composta por antioxidantes e baseada em peixes gordos, como o salmão, verduras, óleos vegetais, nozes e castanhas. “Como essa dieta é um pouco diferente da nossa habitual, podemos substituir o salmão pela sardinha, que é rica em ômega 3, além de adicionar no cardápio verduras e frutas de fácil acesso, como a laranja, mamão, espinafre e a couve-flor”, diz. Segundo Carolina, uma castanha-do-pará por dia, por exemplo, tem quantidade suficiente de selênio, um antioxidante essencial para a manutenção da saúde da mente.
Ana Cristina Miguez, professora de nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (UFPR) e doutoranda em alimentos funcionais, destaca a importância de incluir no cardápio a colina, uma vitamina que faz parte do complexo B e é fonte de energia para o cérebro, além de fazer parte da composição das membranas celulares. A gema do ovo é a maior fonte de colina e deve-se consumir entre dois a três ovos por semana, no máximo. “É importante atentar para o modo de preparo dos alimentos, evitando frituras. No caso do ovo, o ideal é cozido ou chapeado”, afirma. Ana Cristina também ressalta a importância das frutas vermelhas, da cebola e da maçã, ricos em fisetina, que estimula os mecanismos cerebrais e é importante para a memorização.
Comprovando a eficácia desses ingredientes que deixam a mente longe dos “brancos” rotineiros, uma pesquisa feita pelo neurocientista americano Gómez-Pinilla aponta que uma alimentação rica em antioxidantes, ácido fólico e ômega 3, ajuda a combater a degeneração do cérebro, prevenindo a perda de memória.
Porém, a nutricionista Carolina Ribas explica que não adianta ingerir os alimentos saudáveis isoladamente. “Dessa forma eles acabam combatendo à má alimentação e não protegem o organismo como deveriam”. Ela também recomenda manter uma boa qualidade de vida, praticando exercícios e controlando o estress, um dos responsáveis pela perda de memória.
Geração com boa memória
Um estudo feito na Universidade de Estocolmo, na Suécia, comprovou que a memória da humanidade está melhorando a cada geração. Níveis mais elevados de instrução – quantidade de informação a que o indivíduo é exposto, o que estimula o cérebro e fortalece a memória –e uma melhor nutrição seriam as causas desta mudança. De acordo com o neurologista Renato Munhoz, apesar d os problemas de saúde enfrentados hoje, a sociedade atual leva uma vida mais saudável do que a população de anos atrás. “Isso se dá também pelo fácil acesso a informação que temos. Quanto mais exigimos da nossa memória, com certeza mais a manteremos em forma”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário